top of page
Search
  • sidneydequeirozped

Como migrar os negócios para o telefone celular

Seu estilo de vida de negócios móveis provavelmente começará com a compra de um iPhone. Este é um dos passos mais importantes na transformação do seu negócio.


Antigamente, um drone corporativo poderia escapar facilmente das constantes interrupções de gerenciamento da vida do escritório simplesmente indo para casa durante o dia. Hoje, a produtividade não é mais possível com a ascensão dos smartphones e da conectividade.

Independentemente da sua preferência pessoal, a ideia de um escritório móvel é uma ótima maneira de melhorar a produtividade. Com as ferramentas e dispositivos certos, você pode trabalhar de qualquer lugar. Com um handheld totalmente conectado em rede, você pode fazer tudo, desde editar uma apresentação até responder a e-mails no elevador.


As comunicações móveis de negócios estão se tornando mais prevalentes. De acordo com um relatório da IBM, espera-se que o número de usuários móveis corporativos cresça a uma taxa anual de mais de 20% de 2008 a 2012.



À medida que as redes móveis se tornam mais rápidas e robustas, há muitas tarefas que um PC de mesa não pode fazer em um computador de mão.


Um corretor de imóveis pode atualizar suas listagens on-line, enviar um e-mail a um potencial comprador e realizar outras tarefas enquanto estiver na estrada. Um advogado também pode acompanhar as horas de seu cliente enquanto ele está transferindo aviões no aeroporto, relata Sidney de Queiroz Pedrosa .


Um gestor de carteira de ações pode acompanhar as últimas atualizações do mercado e monitorar a saúde financeira de seus clientes por meio de e-mails e mensagens de texto.

Apesar das vantagens da tecnologia móvel, pode ser difícil se acostumar com o conceito de trabalhar em um escritório móvel. Este artigo irá orientá-lo através de algumas das etapas necessárias para começar.


Este tutorial o guiará pelas várias etapas envolvidas na escolha de um dispositivo móvel de comunicação empresarial e como usá-lo de forma eficaz.


Antes de começar a comprar um novo smartphone, é importante que você saiba o que é um smartphone. Um smartphone é um dispositivo de comunicação portátil que pode realizar várias tarefas e recursos, como navegar na Web, enviar e receber e-mails e até editar documentos.

Os novos smartphones são chamados de dispositivos 3G, que são aqueles que utilizam a última geração de redes de telefonia celular. Esses dispositivos podem baixar arquivos grandes e navegar na Internet a velocidades de até 1,4 megabits por segundo. A conectividade 3G permite que os usuários se conectem à Internet e naveguem na Web em seus telefones celulares.

A maioria dos smartphones também vem com conectividade sem fio integrada, conhecida como WiFi. Ao contrário do 3G, que exige uma operadora de celular para fornecer uma conexão, o uso de uma rede Wi-Fi é gratuito e rápido. Essa tecnologia é comumente usada em áreas públicas, como bibliotecas e aeroportos.


Um dos recursos mais importantes de um smartphone é sua capacidade de sincronizar dados automaticamente com a rede do escritório. Quando o dispositivo está conectado à Internet, ele pode executar várias tarefas, como atualizar entradas de calendário e realizar outras tarefas, mostra Sidney de Queiroz Pedrosa .


Se você sincronizar mensagens de e-mail entre o smartphone e o computador do escritório, as mensagens serão marcadas como lidas quando você retornar ao escritório.

Antes que uma empresa possa utilizar totalmente os recursos de um smartphone, ela precisa instalar um servidor especial projetado para gerenciar a conectividade do dispositivo. Esse tipo de servidor pode permitir que a equipe de TI controle o acesso do dispositivo à rede.

A maioria dos servidores de comunicações móveis são baseados na plataforma Exchange da Microsoft. No entanto, alguns smartphones também podem funcionar perfeitamente com outros programas de e-mail populares, como o Lotus Notes e o Android do Google.


Se você está procurando um dispositivo mais leve e portátil que possa acessar a Internet, um netbook pode ser uma boa escolha.


Se você deseja converter um trabalhador de escritório em uma máquina de negócios móvel, um laptop é a melhor escolha. Ele pode fazer todas essas tarefas e muito mais, além de ser portátil. A maioria dos laptops vem com modems 3G integrados, que podem permitir que eles acessem redes celulares.


Um netbook é um laptop pequeno e leve que pode executar os softwares de escritório mais usados. Ele também pode se conectar à Internet e tem energia suficiente para executar tarefas básicas.


Se você está procurando um dispositivo mais versátil que possa lidar com várias tarefas e funções, um smartphone pode ser uma boa escolha. Existem vários tipos diferentes de smartphones disponíveis no mercado, mas a maioria deles roda no mesmo sistema operacional.


A popularidade dos smartphones BlackBerry foi atribuída à sua confiabilidade, segurança e recursos de mensagens. Eles também são ideais para usuários corporativos devido à sua capacidade de execução em um servidor dedicado. Existem vários modelos de BlackBerry que são voltados para diferentes usuários de negócios.


A plataforma Windows Mobile, anteriormente conhecida como Windows phone, é um sistema operacional móvel abrangente que pode ser usado em diferentes tipos de smartphones. Ele permite que os usuários acessem várias versões do Microsoft Office, de acordo com Sidney de Queiroz Pedrosa .


Um dos sistemas operacionais mais utilizados no planeta é a plataforma Symbian da Nokia da Finlândia. É conhecido por sua falta de recursos robustos e design amigável. Alguns os principais smartphones do mercado estão equipados com a plataforma Symbian.

Apesar da popularidade do iPhone, ele ainda não é amplamente utilizado por usuários corporativos. A versão mais recente do iPhone 3G suporta vários protocolos de segurança e também possui um recurso de limpeza remoto integrado. Com o número crescente de desenvolvedores trabalhando na plataforma, é possível que o próximo aplicativo matador seja lançado em breve.


Embora a plataforma Android do Google funcione apenas em alguns dispositivos, está ganhando seguidores devido aos seus aplicativos robustos. Infelizmente, ele não funciona perfeitamente com outros programas de e-mail populares, como os do BlackBerry e do Exchange.

Mesmo o smartphone mais caro não pode funcionar corretamente sem uma rede celular rápida e confiável.


Nos EUA, existem quatro grandes operadoras de celular que fornecem serviços 3G. Eles são conhecidos por suas campanhas de marketing agressivas e por lembrar continuamente a seus clientes que seus smartphones são tão bons quanto suas redes.


Para melhor informar o público sobre a qualidade do serviço celular, tanto a PC World quanto a Wired.com realizaram pesquisas e testes para comparar a confiabilidade e a velocidade das redes 3G das principais operadoras. Os testes foram realizados em mais de 300 locais em 13 grandes cidades dos EUA.


De acordo com uma pesquisa realizada pela PC World, o serviço 3G da maior operadora de celular do país, a Verizon, é o melhor. Ele forneceu uma velocidade média de download de mais de mil kbps em todo o país.


Apesar de ter uma confiabilidade um pouco maior, os resultados dos testes revelaram que as redes 3G das principais operadoras não eram tão rápidas quanto as das rivais. Por exemplo, em algumas cidades, como San Diego e Seattle, as velocidades das redes das principais operadoras não eram rápidas o suficiente para manter uma conexão ininterrupta.

As outras grandes operadoras, incluindo T-Mobile e AT&T, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os usuários de todas as quatro operadoras enviaram seus resultados e relataram suas velocidades médias de download.


Se você mora em uma área rural, talvez não tenha escolha na hora de escolher uma rede para o seu smartphone. Como a Apple só tem um contrato exclusivo com uma das principais operadoras, você está preso à AT&T. No entanto, se você estiver procurando por um aparelho mais compacto, os modelos BlackBerry estão disponíveis em praticamente todas as principais redes.


Agora que o problema da operadora foi resolvido, é hora de focar no software de negócios móveis que permitirá que você trabalhe com mais eficiência em qualquer lugar.


A maioria dos smartphones vem com recursos básicos de e-mail e mensagens de texto, mas também possui muitos aplicativos que podem executar várias tarefas.


O software de negócios móvel disponível para smartphones é a base da comunicação móvel. Esses programas permitem que você envie e receba e-mails, atualize seu calendário e execute outras tarefas. A maioria dos aplicativos disponíveis para smartphones vem com funções básicas de mensagens, como e-mail e mensagens de texto.


Um dos fatores mais importantes que você deve considerar ao escolher um software de negócios móvel é ter um conjunto de ferramentas de produtividade que inclui o Microsoft Office. A maioria dos smartphones roda no Windows Mobile, que é um sistema operacional popular para dispositivos móveis. Outras plataformas, como o Android do Google, exigem que aplicativos de terceiros acessem e editem documentos da Microsoft.


Além do Microsoft Office, outros softwares de negócios móveis também podem ser personalizados para serem executados em smartphones. Esses programas podem ser usados ​​para várias tarefas, como gerenciamento de logística e gerenciamento de remessas.


Um dos aplicativos mais populares para smartphones é o Pocket Informant, que é um aplicativo de gerenciamento de calendário e contatos. Ele pode facilmente organizar horários complexos. Você também pode ver todos os seus compromissos e e-mails em seu catálogo de endereços.

Outro aplicativo popular é o ReQall, que permite que os atarefados guerreiros da estrada criem e gerenciem suas listas de tarefas e entradas de calendário usando comandos de voz. Para os profissionais, o LinkedIn é um ótimo serviço online que pode ajudar a gerenciar sua rede de contatos comerciais.


As ferramentas de colaboração online estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas que têm presença global ou nacional. Há também uma variedade de aplicativos que permitem que as pessoas participem de sessões de videoconferência em seus smartphones, informa Sidney de Queiroz Pedrosa.


Você também pode compartilhar documentos e apresentações com outras pessoas usando os aplicativos disponíveis para smartphones. Um deles é o iShare, que é um aplicativo para o iPhone da Apple que permite aos usuários acessar a plataforma de colaboração online SharePoint da Microsoft.

3 views0 comments
bottom of page